A melhor defesa é o ataque?


A melhor defesa é o ataque? Sim, o provérbio Português faz muito sentido. Só não devemos usá-lo como justificativa para a proliferação do mal.


Milhares de notícias falsas criadas por blogs humorísticos, sem compromisso com a veracidade das informações são reproduzidas em diversos sites como se fosse verdade! Até aí, "tudo bem". Isso sempre existiu. 

O que me intriga mesmo é a ação maldosa das pessoas que compartilham tais notícias, sabendo que são inverdades. No mínimo, não se preocupam em "testar" a notícia. Vai que é falsa? É melhor publicar logo e torcer para ninguém testar a notícia e me desmentir. Se isso acontecer, que seja depois de atingir o objetivo: ofender gratuitamente milhares de "amigos" virtuais. É engraçado saber que os mesmos indivíduos que não testam uma notícia que será utilizada para o ataque (por conveniência), filtram 100000000 vezes, pesquisam contexto histórico, fazem uma interpretação teleológica (que tem como foco a intenção/finalidade) e desenvolvem centenas de argumentos quando pensam que precisam se defender. 

Babacas existem em todos os lugares possíveis. Se eu fosse compartilhar as nojeiras que eu conheço de todas as religiões ou correntes políticas, minha timeline seria mais assustadora que um filme de terror. E a barbárie não é exclusiva de uma religião ou das suas ramificações. Eu alimento muitos pré-conceitos e até ideias concebidas sobre várias ideologias. Escolhi não ser papagaio de nenhuma. 

Não podemos esquecer que há pessoas incríveis também em todos os lugares do planeta, que fazem o bem e às vezes pagam caro (com a própria vida) pela escolha de acreditar ou não em uma ideologia. Entendi que não adiantará apontar milhares de erros na tribo ou na religião de outra pessoa. 

Afinal, por não fazer parte, não conseguirei mudar um erro sequer. Nutrir sabedoria é fazer uma autoavaliação e mudar as próprias falhas, ou as do grupo que pertencemos. Essa sim é uma missão realizável. Tomemos cuidado com a hostilidade. Aquilo que nos incomoda no outro é por vezes o que nós odiamos em nós mesmos. 

Preciso melhorar nisso.

religião, brigas entre religiões, hostilidade, respeitar outras religiões

HIURI DE LA ROSA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato conosco. Esperamos que tenha momentos agradáveis tomando esse Chá Conosco. Em breve responderemos.