O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita. 

A leitura ultrapassa uma simples codificação. Demorei três anos para iniciar essa leitura. Sei que o autor é muito polêmico (daqueles ame-o ou odeie-o), por isso é importantíssimo conhecer a obra a fundo, esmiuçando-a para construir uma opinião honesta e não ser mais um papagaio de ideologia. Às vezes precisamos silenciar as opiniões alheias e navegar a nau firme nas próprias convicções.

"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo em que habita." A Águia e a galinha, de Leonardo Boff,(p. 9).


HIURI DE LA ROSA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato conosco. Esperamos que tenha momentos agradáveis tomando esse Chá Conosco. Em breve responderemos.